Durante muitos anos, o vapor foi escolhido como transportador de energia para processos de fabrico na indústria e serviços pelos seus benefícios. É essa a razão.
A água é um recurso facilmente disponível, é acessível e pode ser reutilizada sem desperdício. Quando a água é aquecida numa caldeira para criar vapor, absorve energia. O vapor pode suportar cinco a seis vezes mais potencial energia em comparação com uma massa de água equivalente. Esta energia pode ser facilmente transportada e utilizada em processos de fabrico onde o aquecimento direto e indireto é necessário.
A água convertida em vapor é energia que transporta potência. Não é perigosa e é amiga do ambiente.
A energia no vapor pode ser gerida através do controlo de pressão e temperatura.
Com o equipamento de vapor certo, pode facilmente gerir e controlar a quantidade de energia que precisa para os seus processos.
O vapor faculta uma excelente transferência térmica. Pode envolver ou ser injetado no produto a ser aquecido. Pode fornecer e preencher qualquer espaço a uma temperatura constante.
As propriedades de transferência térmica do vapor são tão elevadas, que a área de transferência térmica necessária é relativamente pequena. Isto significa menos espaço necessário na sua rede de vapor o que facilita a instalação.
O vapor é também estéril o que o torna ideal para o processo de fabrico nas indústrias alimentar e farmacêutica assim como na esterilização em hospitais.