Por muitos anos, o vapor foi usado como fonte energética para processos de fabricação na indústria e serviços devido aos seus benefícios. Aqui está o porquê.
A água é um recurso facilmente disponível, é barata e pode ser reutilizada sem desperdício. Quando a água é aquecida em uma caldeira para gerar vapor, ela absorve energia. O vapor pode conter de cinco a seis vezes mais energia potencial do que uma massa equivalente de água. Essa energia pode ser facilmente transportada e usada em processos de fabricação que requerem aquecimento direto ou indireto.
A água, que é convertida em vapor, é a força que transporta energia. É inofensivo e ecologicamente correto.
A energia no vapor pode ser gerenciada através do controle de pressão e temperatura. Com o equipamento a vapor correto, você pode gerenciar e controlar com facilidade a quantidade de energia necessária para seus processos.
O vapor oferece excelente transferência de calor. Pode envolver ou ser injetado no produto que estiver sendo aquecido. Pode fornecer e preencher qualquer espaço com uma temperatura constante. As propriedades de transferência de calor do vapor são tão altas que a área necessária de transferência de calor é relativamente pequena. Isso significa que é necessário menos espaço para seu sistema de vapor, o que facilita a instalação.
O vapor também é estéril, tornando-se ideal para processos de fabricação nas indústrias alimentícia e farmacêutica e para esterilização em hospitais.