Procurar os produtos e serviços da GESTRA?

Como funcionam as Válvulas de Retenção (Anti-Retorno)?

Com funcionam as válvulas de retenção (anti-retorno)?

Uma válvula de retenção fornecida com uma mola ou um contrapeso começa a abrir quando um determinado diferencial de pressão estática (pressão a montante menos pressão a jusante da válvula) estiver estabelecida. 

Isto produz uma força de abertura (diferencial de pressão x área transversal da válvula), agindo contra a força de fecho. 
Quando a força de abertura compensa a força de fecho, o elemento da válvula é aberto (pressão de abertura). A pressão de abertura necessária depende da tensão da mola ou do contrapeso, a posição de instalação e a dimensão da válvula de retenção.

No arranque da sua unidade, a pressão estática vai acumular-se entre o gerador de pressão e a válvula de retenção. 

Assim que for alcançada a pressão de abertura e esta exceder a força de fecho, é iniciado a passagem do fluido. 

A pressão a montante da válvula de retenção cai, de forma a que a força de fecho compensa novamente a força de abertura, causando o fecho da válvula. 

Este processo vai repetir-se até que o caudal volumétrico seja o suficiente para que, devido ao diferencial de pressão dinâmica adicional, a força de fecho deixe de ser suficientemente grande para fechar a válvula.

Non-return (check) valves in steam and condensate systems

Dependendo do caudal volumétrico, a válvula de retenção abre totalmente ou apenas parcialmente. Durante a abertura parcial, i.e. a um caudal volumétrico reduzido, pode verificar-se um ruído metálico. 

Este é produzido pelo impacto do disco da válvula, cone ou aba na sede. É possível que, em vez do ruído metálico, seja ouvido um zumbido de alta-frequência. 

Um ruído incessante é um sinal certo de que a dimensão das válvulas de retenção ser demasiado grande; a válvula não foi devidamente dimensionada para corresponder aos requisitos da unidade. 

A possibilidade de utilizar uma válvula com um tamanho nominal mais pequeno deixa de ser possível se a queda de pressão na carga máxima se tornar demasiado grande.

Non-return check valve in situ

Às vezes, o ruído só pode ser ouvido durante o arranque ou o fecho, ou apenas em carga parcial. 

Então a válvula será demasiado grande apenas para estas fases de funcionamento, e pode ser possível resolver o problema reduzindo a força de fecho, por exemplo utilizando uma mola mais fraca ou uma redução no contrapeso 

Pode mesmo ser possível utilizar uma válvula sem qualquer mola - nas tubagens verticais com fluxo ascendente.