Central de condicionamento de vapor ajuda uma refinaria de petróleo a cumprir os regulamentos da Agência de Proteção do Ambiente dos EUA (EPA) para as emissões de hidrocarbonetos.
Um importante fornecedor de energia a nível global, com capacidade de processar mais de 2 milhões de barris de crude de petróleo diariamente, com refinarias nos EUA, Reino Unido e Alemanha, não estava a cumprir os regulamentos da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) para as emissões de hidrocarbonetos.
A sua refinaria de Los Angeles estava a enfrentar problemas com os seus sistemas de tochas. As tochas são utilizadas nas refinarias para a combustão eficiente e segura de hidrocarbonetos durante condições difíceis ou quando uma secção da instalação é não-operacional. Como resultado, um excesso de hidrocarbonetos estava a ser libertado para a atmosfera e a refinaria estava em risco de ser encerrada.
Enquanto parceiro empresarial de vapor e condensado, a GESTRA foi contactada para encontrar uma solução. Após investigação, foi evidente que o problema era que as tochas se localizavam a vários metros de distância da fonte de geração de vapor.
Isto significava que na altura em que o vapor chegava à tocha estava húmido. Como resultado, o caudalimetro ultrassónico utilizado para medir e controlar o vapor não conseguia proporcionar uma medição de caudal preciso consistente. Assim, o controlo do vapor à tocha era fraco resultando num controlo de tocha ineficiente e emissões acrescidas.
A solução foi a instalação de uma unidade de condicionamento de vapor, consistindo num separador com um purgador de vapor de boia, a montante do caudalimetro ultrassónico para remover a humidade em excesso e melhorar a qualidade do vapor.
Após a instalação e montagem, o fluxímetro começou a funcionar de forma precisa levando a um controlo de fluxo do vapor melhorado e erradicando as emissões de hidrocarbonetos excessivos.
A Agência de Proteção do Ambiente (EPA) ficou satisfeita com a solução e a refinaria evitou o encerramento. Este grande fornecedor de energia a nível global repetiu esta solução em mais 5 localizações e está a considerar tornar isto num padrão para as suas outras refinarias dos EUA.