Uma usina dinamarquesa buscava reduzir vazamentos e perdas de energia, mas acabou reduzindo também sua manutenção.
Uma estação de energia movida a biomassa na Dinamarca estava tendo perdas de vapor e energia até que suas válvulas de drenagem da caldeira foram substituídas.
Durante a fase de partida e aquecimento, as válvulas de drenagem da caldeira devem permanecer abertas. Essas válvulas de drenagem para serviços pesados precisam descarregar água corrente em altas pressões. Assim que a partida for concluída e a planta estiver em operação normal, as válvulas precisam ser fechadas hermeticamente. Devido à erosão do acabamento, o cliente estava experimentando vazamentos nas válvulas de drenagem da caldeira e isso estava aumentando o tempo de manutenção e os custos para substituir as peças de reposição. Os vazamentos significavam que o cliente também estava perdendo vapor e energia de "alto valor" de seus processos.
Depois de caminhar pela planta, a GESTRA recomendou substituir as válvulas de drenagem da caldeira existentes pela válvula de controle ZK 313 da GESTRA como uma solução de válvula de drenagem e aquecimento.
Projetadas especialmente para serviços severos, as ZK 313 são equipadas com um acabamento especial de múltiplos estágios com assento do tipo tandem para um fechamento confiável e hermético com vazamento zero. Sob altas pressões diferenciais, elas permanecem resistentes ao desgaste em altas pressões diferenciais e água corrente.
As válvulas instaladas tiveram um benefício adicional. Além de fornecer uma solução robusta para água corrente, o design da ZK 313 reduziu o tempo necessário para os procedimentos de manutenção. Isso se deveu em parte à resistência ao desgaste no acabamento de múltiplos estágios e à capacidade de desmontá-lo sem remover a válvula da tubulação, de modo que o tempo de manutenção e reparo seja reduzido.
O cliente finalmente conseguiu reter o vapor de alto valor que vinha perdendo e reduzir os custos de manutenção, concentrando-se em outras áreas da planta.